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Prefeitura Municipal de Itajuípe

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Centro de Referência da Assistência Social (CRAS)

  • 1. O que é o serviço?

    O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) é oferecido em todos os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e tem como objetivo apoiar as famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

  • 2. Quando solicitar?

    Quando o Cidadão necessitar de alguns dos serviços ofertados.
    O Cras oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). No Cras, os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
    O CRAS é um direito seu, é gratuito e é mantido pela Prefeitura e pelo Governo Federal.

  • 3. Canais de atendimento para solicitar o serviço

    Na sede do CRAS, localizado na Rua Alcino Nascimento, n°316 , com atendimento de 8:00 às 15:00h.

  • 4. Requisitos, Documentos e Informações para solicitar o serviço

    Podem participar do PAIF famílias em situação de vulnerabilidade social. São prioritários no atendimento os beneficiários que atendem os critérios de participação de programas de transferência de renda e benefícios assistenciais e pessoas com deficiência e/ou pessoas idosas que vivenciam situações de fragilidade.
    - Uma foto 3x4
    - RG
    -CPF
    -Certidão de Nascimento da Criança ou adolescente
    -Comprovante de Residência
    -Declaração Escolar (se houver criança ou adolescente estudando)
    -Folha Resumo do CAD-Único

  • 5. Legislação/Norma que regula o serviço

    Lei Orgânica da Assistência Social - Lei nº 8.742/1993

  • 6. Taxas cobradas

    Serviço Gratituito.

  • 7. Prazo para a prestação do serviço

  • 8. Principais etapas do Serviço - Passo a Passo

    Ir até a sede do CRAS e apresentar a demanda necessitada.

  • 9. Outras informações

    O CRAS oferece atendimento às famílias, visitas domiciliares, orientações e encaminhamento a outros serviços e políticas do Governo Federal. O serviço também apoia ações comunitárias, por meio de palestras, campanhas e eventos, ajudando a comunidade na construção de soluções para o enfrentamento de problemas comuns, como nos casos de falta de acessibilidade, violência no bairro, trabalho infantil, falta de transporte, baixa qualidade na oferta de serviços, ausência de espaços de lazer, cultural, entre outros.

  • Criado em: 15/04/2021

    Atualizado em: 15/04/2021