2612

Itajuípe

Pular para o conteúdo
Última atualização:
|
Prefeitura Municipal de
Itajuípe

Itajuípe: Itajuípe: estudante itajuipense é premiada na Olímpiada Brasileira de Física das Escolas Públicas

Fonte: DIRCOM
29/05/2023 às 19h30

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


 

A estudante Thayná Santana da Silva, de Itajuípe, recebeu, no último sábado, 27, uma medalha por seu desempenho na Olímpiada Brasileira de Física das Escolas Públicas, a OBFEP. Thayná recebeu o prêmio referente à OBFEP de 2022, quando estudava o 9º Ano do Ensino Fundamental pela Escola Municipal Prof. Diógenes Vinhaes, no município.

A cerimônia foi realizada no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia –UFBA, e contou com a presença do Vice Reitor da UFBA, Dr. Penildon Silva Filho, do Prof. Dr. José David Mangueira Vianna, Coordenador Nacional da OBFEP, da Coordenadora Estadual da OBFEP, Profa. Dra. Maria das Graças R. Martins, anfitriã do evento, além da Profª  Lúcia Madail, Diretora da Escola Diógenes Vinhaes, e do Prof. Luiz Carlos, orientador do Clube de Ciências Gênesis, do qual Thayná fez parte.

Além da medalha de Bronze conquistada a nível nacional e estadual no ano de 2022, Thayná foi qualificada para o recebimento de uma bolsa de estudos do CNPq, através da OBFEP, e também desenvolverá um projeto de pesquisa aprovado pela comissão da Olimpíada em 2023. Atualmente, a estudante cursa o Técnico em Guia de Turismo, pelo IfBaiano, Campus Uruçuca.

A estudante também recebeu apoio da Prefeitura Municipal de Itajuípe, através da Secretaria Municipal de Educação para a sua participação na OBFEP até a etapa final, com custeio do deslocamento e permanência em Salvador para o recebimento da premiação. Ainda na cerimônia, o Clube de Ciências Gênesis, da Escola Municipal Professor Diógenes Vinhaes, foi contemplado com Kits de experimentos de Física para que seus membros pudessem avançar ainda mais no conhecimento da Física.

Para a Secretária de Educação, Profª Maria de Lourdes Santana Silva, “Parabenizamos a estudante Thayná pelo excelente desempenho na OBFEP, bem como seus professores da Escola Prof. Diógenes Vinhaes, que constroem um ambiente de incentivo à ciência, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos e abrindo caminho para o desenvolvimento profissional dos mesmos”, declarou.