Alerta sanitário epidemiológico

21/06/2022 às 23h37

ALERTA SANITÁRIO EPIDEMIOLÓGICO

ATENÇÃO!!!!

A secretaria de saúde de Itajuípe através do setor de vigilância a saúde informa a ocorrência de um surto de Esporotricose de Transmissão Felina (ETF) neste município.  Atenção!!! A doença causa uma micose na pele e é causada por uma espécie de fungo bem adaptado ao organismo felino que pode transmiti-lo ao homem e outros animais através do contato com animais doentes que são abandonados ou que vivem nas ruas por arranhadura, mordedura ou contato direto com secreções de feridas infectadas (ulceras, com pus e dolorosas). O município de Itajuípe após ciência dos casos suspeitos e confirmados já adotou medidas para contenção do agravo. Portanto, ao verificar gatos com ferimentos avise a unidade de saúde do seu bairro e não tente pegar o animal sem proteção. Os animais domiciliados e vadios precisam passar por um veterinário para identificação e tratamento com antifúngico. Os animais doentes precisam ser isolados para tratamento. A secretaria de saúde já iniciou o tratamento dos casos identificados, mas precisa de sua ajuda para contenção da doença no município.